Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

User satisfaction on the health care provided by the primary health care program in a state in northeastern Brazil

Limão, Nayara Pereira; Protasio, Ane Polline Lacerd; Gomes, Luciano Bezerra; Machado, Liliane dos Santos; Valença, Ana Maria Gondim.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 3(1): 59-76, Jan.-Apr. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1021250

Objetivo:

Verificar os fatores que influenciam na satisfação dos usuários quanto aos serviços de saúde ofertados na Atenção Básica em um estado do Nordeste do Brasil e suas macrorregionais de saúde.

Métodos:

Estudo transversal realizado a partir de dados secundários, desenvolvendo-se modelos de regressão logística tendo como variável dependente a satisfação do usuário (obtida por análise de agrupamento). O estado está dividido em quatro macrorregionais de saúde e as variáveis explicativas selecionadas abrangeram sexo dos usuários; acesso aos serviços de saúde; acolhimento à demanda espontânea; marcação de consulta(s); atenção integral à saúde; vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado; visita domiciliar; mecanismos de participação e interação dos usuários.

Resultados:

Verificou-se que as macrorregionais 1 e 4 apresentaram maiores percentuais de usuários que não se mostraram satisfeitos com o seu mecanismo de participação na unidade. O modelo de regressão demonstrou os fatores que influenciam negativamente a satisfação, sendo alguns deles o horário de funcionamento da unidade não atender as necessidades dos usuários (OR=0,60), o usuário não conseguir fazer uma reclamação ou sugestão na unidade de saúde (OR=0,68), o usuário não conseguir marcar consulta para o mesmo dia (OR=0,83), os profissionais nunca perguntarem sobre os familiares do usuário (OR=0,81) e o Agente Comunitário de Saúde não visitar o usuário (OR=0,78).

Conclusão:

Com base nos dados sobre os serviços de saúde ofertados na Atenção Básica em um estado brasileiro, constata-se que existem fragilidades, a exemplo do relacionamento entre o usuário e o profissional de saúde, a coordenação do cuidado e a participação/controle social na unidade.
Biblioteca responsável: BR1356.1
Selo DaSilva