Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos efeitos da irradiação ultrassônica de baixa frequência no tratamento de úlcera venosa / Assessment of the effects of low-frequency ultrasound irradiation applied to venous ulcer treatment / Evaluación de los efectos de la irradiación ultrasónica de baja frecuencia en el tratamiento de úlcera venosa

Ponte, Vanessa Aguiar; Silva, Alan Sidney Jacinto da; Mororó, Darrielle Gomes Alves; Veras, Vivian Saraiva; Araújo, Thiago Moura de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(5): 1219-1225, out.-dez. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1022336

Objetivo:

Avaliar os efeitos da irradiação ultrassônica de baixa frequência no tratamento de úlcera venosa.

Método:

Estudo de aplicação de tecnologia em saúde, realizado com indivíduos com lesões venosas, no ano de 2017 entre os meses de abril a agosto, utilizado formulário estruturado para coleta, analisados no programa Excel e representados em tabela e estatística descritiva.

Resultados:

Participaram cinco pacientes, três mulheres entre 65 e 88 anos de idade. Os participantes apresentaram cinco úlceras venosas, maioria localizada na porção inferior da perna. Houve redução mínima de 2,5% e máxima de 35,8% sobre a área das lesões. Um participante apresentou 100,0% de epitelização e os demais apresentaram tecido de granulação maior ou igual a 70,0%. Encontrou-se redução máxima de 10 pontos na PUSH, redução mínima de 2 pontos.

Conclusão:

A terapia ultrassônica traz aspectos positivos para o processo de reparação tecidual
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva