Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Herth Hope Index para cuidadores de pessoas em cuidados paliativos - versão portuguesa / Herth Hope Index para cuidadores de personas en los cuidados paliativos – versión portugués / Herth Hope Index for caregivers of persons in palliative care - portuguese version

Marques, Rita Margarida Dourado; Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana Isabel; Sousa, Patricia Pontifice.
CuidArte, Enferm ; 10(2): 89-95, jul.-dez.2016. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1027690

Introdução:

A esperança ganhou um significativo reconhecimento pelo seu potencial terapêutico, uma vez que conduz à melhoria doconforto e qualidade de vida das pessoas em sofrimento.

Objetivos:

Revalidar a versão portuguesa do Herth Hope Index já traduzida paraportuguês e validada, para os cuidadores de pessoas em cuidados paliativos, bem como avaliar o nível de esperança dos cuidadores emcuidados paliativos. Material e

Métodos:

Optou-se por um estudo metodológico com uma análise do tipo quantitativo realizado com 314cuidadores de pessoas em cuidados paliativos. Para o estudo das propriedades psicométricas, foram calculadas as medidas descritivasde resumo, as correlações de cada item com o total e o α de Cronbach. Para a análise fatorial, foi utilizada a rotação ortogonal do tipovarimax e a extração de fatores com valores próprios superiores a um.

Resultados:

Da determinação da consistência interna e análisefatorial dos 12 itens do Herth Hope Index resultou o Herth Hope Index - Cuidadores - Portugal com nove itens que se distribuíram portrês fatores, designadamente a dimensão 1 – afiliativa/afetiva, a dimensão 2 – cognitiva/comportamental e a dimensão 3 – temporal/contextual. Obteve-se um α de Cronbach de 0,812.

Conclusão:

Foram verificadas alterações das características psicométricas, númerode itens e distribuição dos itens por fatores, contudo,verificou-se que sempre que este instrumento foi validado ou revalidado para outrapopulação as características psicométricas foram alteradas. Deste modo, consideramos que cumpre os requisitos da validade, revelandoum elevado potencial para avaliar a esperança em cuidadores de pessoas seguidas em cuidados paliativos.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva