Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exercício da liderança do enfermeiro em unidade de terapiaintensiva / Exercising leadership of nurses in the intensive care unit

Amestoy, Simone Coelho; Pacheco, Luiza Ferreira; Guanilo, Maria Elena Echevarría; Trindade, Letícia de Lima; Silva, Camila Neves da.
J. nurs. health ; 4(2): 143-154, fev. 2014.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1029085

Objetivo:

conhecer o entendimento dos enfermeiros que trabalham em uma Unidade de TerapiaIntensiva sobre o exercício da liderança, bem como os aspectos da formação que interferem naliderança e suas implicações na prática destes profissionais.

Métodos:

trata-se de um estudoqualitativo, do tipo descritivo e exploratório. Participaram do estudo cinco enfermeiras quetrabalham em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Escola localizado no sul do RioGrande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foramanalisadas conforme Análise Temática.

Resultados:

os dados foram organizados em dois temas,“Exercício da liderança na unidade de terapia intensiva” e “Formação para liderar na enfermagem”.Os achados sugerem a adoção do estilo da liderança democrática entre os participantes.Considerações finais a educação permanente destacou-se como uma necessidade a ser adotadacom vistas a fortalecer o estilo de liderança adotados pelos enfermeiros.
Biblioteca responsável: BR1060.1
Selo DaSilva