Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O fazer dos trabalhadores de enfermagem e as repercussões nocuidado aos usuários / The working of nursing employees and its repercussions in the users’ care

Gonçalves, Bruna Hackbart Farias; Jacondino, Michelle Barboza; Martins, Caroline Lemos; Fernandes, Helen Nicoletti; Amestoy, Simone Coelho; Thofehrn, Maira Buss.
J. nurs. health ; 5(1): 14-26, mar.2015.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1029092

Objetivo:

conhecer a visão da equipe de enfermagem acerca de seu processo de trabalho.

Método:

pesquisa qualitativa, na qual participaram dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, da unidade de clínica médica do hospital de ensino de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os dados, coletados por meio de entrevista semiestruturada, foram analisados conforme análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

os participantes revelam um processo de trabalho parcelar, solitário e rotineiro. As atividades dos enfermeiros estão voltadas, principalmente, para aspectosburocráticos e gerencias. Já os técnicos de enfermagem realizam atividades repetitivas e técnicas com pouca ênfase no cuidado integral ao paciente. Considerações finais Urge a necessidade de reflexão sobre a totalidade do processo de produção na enfermagem para qualificar a assistência e para contribuir na visibilidade do fazer da enfermagem firmando o cuidado como a centralidade do trabalho.
Biblioteca responsável: BR1060.1
Selo DaSilva