Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terapia subcutânea para pacientes em cuidados paliativos: a experiência de enfermeiras na atenção domiciliar / Subcutaneous therapy for patients on palliative care: the experience of nurses on home care

Cardoso, Daniela Habekost; Mortola, Luana Amaral; Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira..
J. nurs. health ; 6(2): 346-354, Aug.2016.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1029127

Objetivo:

relatar a experiência de enfermeiras com o uso da terapia subcutânea para o controle sintomas em paciente em cuidados paliativos atendidos no domicílio.

Método:

trata-se de um relato de experiência que busca descrever a prática de enfermeiras de um programa de internação domiciliar sobre a utilização da terapia subcutânea no cuidado a pacientes em cuidados paliativos no município de Pelotas, no período de março de 2015 a setembro de 2015.

Resultados:

apresenta-se a experiência com essa técnica, assim como indicações, vantagens, limitações, medicações usadas e o método para inserção do cateter para terapia subcutânea. Considerações finais sendo assim, a prática mostrou-se de fácil aplicabilidade, além de ser de baixo custo e de assegurar o controle sintomático e conforto a pacientes em cuidados paliativos, porém, ainda é pouco conhecida e normatizada, sendo estes fatores limitantes da disseminação da terapia subcutânea nos cenários de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR1060.1
Selo DaSilva