Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Riscos psicossociais no trabalho dos docentes de enfermagem e estratégias de coping / Psychosocial risks at work of the nursing faculty and coping strategies / Riesgos psicosociales en el trabajo de los profesores de enfermería y las estrategias de afrontamiento

Carvalho, Lisa Antunes; Thofehrn, Maira Buss; Souza, Silvia Alves de; Coimbra, Valéria Cristina Christello.
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(5): 4356-4363, maio 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1031703

Objetivo:

conhecer os riscos psicossociais a que estão expostos os docentes de Enfermagem e estratégias de coping utilizadas pelos mesmos no seu processo de trabalho.

Método:

estudo descritivo, tipo informativo, a partir de revisão bibliográfica, com busca livre na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no site da BIREME, na Scielo e na base de dados Bdenf, no período de setembro a outubro de 2014. Foram selecionadas 12 publicações.

Resultados:

os docentes enfermeiros estão expostos a diferentes formas de organização e remuneração no trabalho que contribuem para o estresse laboral, o assédio moral, alta produtividade e baixo rendimento. As estratégias de coping identificadas foram desde terapias com florais, relaxamento, ao lazer com a família.

Conclusão:

faz-se essencial uma política voltada para a melhoria das organizações de trabalho docente, a fim de minimizar as doenças e riscos ocupacionais presentes no seu processo de trabalho.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva