Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da infraestrutura hospitalar para a higienização das mãos / Evaluation of hospital infrastructure for hygienization of hands

Moura, Pedro Márlon Martter; Tristão, Fernanda Sant’Ana; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Porto, Adrize Rutz.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(supl.12): 5289-5296, dez.2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1032358

Objetivo:

avaliar a infraestrutura de um hospital público brasileiro para a Higienização das Mãos.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, exploratório, transversal, realizado em um hospital público brasileiro. Foramavaliadas sete unidades de internação. Além disso, 43 enfermeiros foram entrevistados por meio dequestionários, sendo 37 assistenciais e seis gestores.

Resultados:

em três das unidades não havia lavatóriosdentro das enfermarias e nas sete não havia dispensadores de antisséptico. Em relação aos enfermeirosassistenciais, 15 (40,5%) referiram a presença de lavatórios nas enfermarias e 5 (13,5%) a presença dedispensadores de antisséptico no local. Quanto aos enfermeiros gestores, dois referiram que havia lavatóriosnas enfermarias de todas as unidades e quatro que havia dispensadores de antissépticos nesses locais.

Conclusão:

nenhuma das unidades contemplou totalmente as recomendações para a Higienização das Mãos,nem todos os enfermeiros reconheceram a falta de infraestrutura.
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva