Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem aos familiares de clientes portadores de feridas: limites e possibilidades / Nursing care or wounded people’s relatives: boundaries and possibilities

Bandeira, Andrea Gonçalves; Bielemann, Valquíria de Lourdes Machado; Gallo, Cláudia Medeiros Centeno; Casarin, Sidnéia Tessmer.
Rev. enferm. UFPE on line ; 4(4): 1643-1651, out.-dez. 2010.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1032995

Objetivo:

identificar os limites e as possibilidades encontrados pelas famílias frente ao cuidado de feridas a domicílio declientes acompanhados por profissionais de um Grupo de Curativos.

Metodologia:

estudo descritivo e exploratório, deabordagem qualitativa com uso da observação simples. Foi realizado com quatro familiares cuidadores de clientes queutilizaram o serviço do Grupo de Curativos de um hospital de grande porte da região sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Osdados foram coletados nos meses de outubro e novembro de 2008 e analisados a partir de temáticas.

Resultados:

osresultados proporcionaram um entendimento maior sobre os recursos utilizados pelas famílias no cuidado com as feridas,assim como proporcionou identificar a credibilidade sustentada pelo Grupo de Curativos do hospital palco do estudo, umavez que os pacientes atendidos não estavam mais internados na instituição e esta continuava sendo a primeira escolha dosmesmos em relação ao tratamento.

Conclusão:

em meio a todas as dificuldades, vividas pelas famílias no cuidado deferidas, o que mais se destacou foi o apoio mútuo entre os membros do grupo familiar, ao estar em casa realizando oscuidados e por disponibilizarem de um serviço de referência e de confiança para o tratamento de feridas.
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva