Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoeficácia em amamentar de mulheres no pré-natal e no pós-parto: estudo longitudinal / Autoeficacia en amamantar de mujeres en el prenatal y en el posparto: estudio longitudinal / The self-efficacy in breastfeeding of women in the prenatal and postpartum: longitudinal study

Uchoa, Janaiana Lemos; Rodrigues, Andressa Peripolli; Joventino, Emanuella Silva; Almeida, Paulo César de; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. enferm. UFSM ; 6(1): 10-20, jan.-mar. 2016. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1034365

Objetivo:

comparar as médias dos escores de autoeficácia em amamentar das mulheres no pré-natal e no pós-parto com as variáveis da gravidez, do parto, do puerpério e relacionadas ao aleitamento materno.

Método:

estudo longitudinal do tipo painel, que avaliou 50 mulheres no pré-natal e puerpério em 2011, utilizando a Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short-Form e um formulário com dados da gravidez, parto e puerpério.

Resultados:

apresentaram relação com autoeficácia em amamentar gravidez planejada; realizar seis ou mais consultas pré-natais; realizar a preparação das mamas para amamentar; pretender amamentar o filho; participar de grupo de gestantes; parto vaginal em hospital público; amamentar na primeira hora de vida e de forma exclusiva na maternidade e na alta hospitalar; não ter dificuldades para amamentar.

Conclusão:

diversos fatores podem influenciar a autoeficácia, sendo relevante promover o aleitamento materno no pré-natal, estimular esta prática e prestar às mães esclarecimentos a respeito da alimentação do filho.
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1
Selo DaSilva