Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família / Coping strategies used by the nursing staff in caring for cancer patients and family

Lazzaroto, Pamela Karin; Celich, Kátia Lilian Sedrez; Souza, Silvia Silva de; Léo, Marcela Martins Furlan de; Silva, Tatiana Gaffuri da; Zenevicz, Leoni Terezinha.
Rev. enferm. UFSM ; 8(3): 1-16, jul.-set. 2018.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1034506

Objetivo:

identificar as estratégias de enfrentamento/coping utilizadas pelaequipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família, em âmbito hospitalar.

Método:

estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, baseado no referencialde Lazarus e Folkman sobre coping. A pesquisa foi desenvolvida com oito integrantes daequipe de enfermagem de uma unidade oncológica hospitalar no oeste catarinense, queresponderam a uma entrevista semiestruturada a respeito de seus enfrentamentos/coping nocotidiano de trabalho em oncologia. A análise das informações ocorreu por meio da análisetemática.

Resultados:

apontaram o coping focalizado na emoção fuga-evitamento ereavaliação positiva e o coping focalizado no problema resolução planejada, suporte social eautocontrole. Considerações finais o cotidiano de cuidado em oncologia despertasofrimento, situação que conduz o desenvolvimento de várias formas de manejo paraenfrentar esta realidade e promover adaptação e bem-estar.
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1
Selo DaSilva