Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Classificação de risco em pediatria realizada por enfermeiros com enfoque nas condições clínicas / Risk classification in pediatrics made by nurses focusing on clinical conditions

Veras, Joelna Eline Gomes Lacerda de Freitas; Teixeira, Olinda Costa Mota; Joventino, Emanuella Silva; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Aguiar, Maria Isis Freire de; Barbosa, Lorena Pinheiro.
Rev Rene (Online) ; 20: e40928, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1040982
Objetivo verificar associação entre a classificação de risco realizada por enfermeiros e as condições clínicas apresentadas por crianças e adolescentes. Métodos estudo transversal, realizado com 397 crianças/adolescentes na emergência de hospital público de nível secundário. Utilizaram-se, na coleta de dados, de formulário, contendo dados sociodemográficos e clínicos; e do Guia de Acolhimento com Classificação de Risco em Pediatria validado. Resultados não houve associação significativa entre características sociodemográficas das crianças e classificação de risco. Predominaram crianças do sexo feminino, idade entre um e cinco anos e peso adequado para faixa etária. Houve associação significativa (p<0,005) entre classificações de risco adotadas, discriminadores de risco (p=0,001), procedimentos realizados (p<0,001) e destino do paciente (p=0,013). Conclusão a associação entre classificação de risco adotada e variáveis clínicas pediátricas confirma o grau de complexidade apresentado por crianças/adolescentes, favorecendo avaliação clínica assertiva por enfermeiros no acolhimento.
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva