Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potential drug-food interactions in patients hospitalized in the Cardiology Unit / Potenciais interações fármaco-alimento em pacientes internados no Setor de Cardiologia

Anjos, Matheus Kirton dos; Oliveira, Tainã Clarissa Santos da Silva de; Moreira, Maiara Benevides; Moreira, Samara Oliveira; Stipp, Marluci Andrade Conceição; Paes, Graciele Oroski.
Rev. Nutr. (Online) ; 32: e180147, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041319
RESUMO Objetivo Analisar as potenciais interações fármaco-alimento identificadas a partir das prescrições medicamentosas de pacientes internados no Serviço de Cardiologia de um Hospital Universitário. Métodos Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em uma unidade de internação cardiológica de um Hospital Universitário localizado no município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em prontuários arquivados de pacientes internados entre agosto e setembro de 2016. Resultados Em cada prescrição haviam em média 7,5 medicamentos, desvio padrão de 2,1, sendo a maioria comprimidos (93%) e da classe dos anti-hipertensivos (40%). Identificou-se 252 potenciais interações fármaco-alimento, sendo o ácido acetilsalicílico e omeprazol os medicamentos de maior potencialidade de interação. Conclusão As interações fármaco-alimento ocorrem com medicamentos comumente utilizados, a exemplo do omeprazol e ácido acetilsalicílico. No entanto, parte substancial das interações não são conhecidas ou identificadas pela equipe de saúde, colaborando para exposições aos riscos de alterações na resposta medicamentosa e na segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR13.3
Selo DaSilva