Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interpersonal communication competence among nursing students / Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem / Competencia en comunicación interpersonal entre estudiantes de enfermería

Santos, José Luís Guedes dos; Copelli, Fernanda Hannah da Silva; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Sarat, Caroline Neris Ferreira; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Trotte, Liana Amorim Corrêa; Stipp, Marluci Andrade Conceição; Soder, Rafael Marcelo.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 27: e3207, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1043069

Objetivo:

identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas.

Método:

trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios "disponibilidade" e "controle do ambiente" apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada.

Conclusão:

este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva