Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

General aspects of quality of life in heterogeneous populations: notes on Flanagan's Quality of Life Scale (QoLS) / Aspectos gerais da qualidade de vida em populações heterogêneas: notas sobre a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan

Zucoloto, Miriane Lucindo; Martinez, Edson Zangiacomi.
Trends psychiatry psychother. (Impr.) ; 41(3): 268-275, July-Sept. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1043530
Resumo

Introdução:

Instrumentos destinados a investigar aspectos gerais da qualidade de vida são escassos na literatura. A Escala de Qualidade de Vida de Flanagan (Flanagan's Quality of Life Scale - QoLS) é um instrumento alternativo que fornece uma avaliação mais abrangente da qualidade de vida em diferentes contextos.

Objetivo:

Investigar propriedades psicométricas da QoLS e discutir a mensuração da qualidade de vida utilizando essa escala em populações amplas e heterogêneas.

Métodos:

A QoLS é composta de 16 itens divididos em cinco dimensões, cujas categorias de resposta variam em uma escala de 7 pontos. Os dados foram coletados em uma amostra estratificada de usuários da atenção primária do município de Ribeirão Preto, SP. Matriz de correlação policórica e análise fatorial exploratória e confirmatória foram realizadas.

Resultados:

Foram entrevistados 1.054 usuários da atenção primária em 12 unidades de saúde 79,7% mulheres; idade média = 36,97 anos (desvio padrão = 15,1). Coeficientes de correlação moderados a baixos foram observados entre quase todos os pares de itens da escala. Os pares de itens 7 e 9, e 14 e 15 foram os que apresentaram o maior coeficiente de correlação. A estrutura original da QoLS, com cinco dimensões, apresentou propriedades psicométricas adequadas em relação aos dados coletados. A inclusão de um item único sobre satisfação com a vida foi proposto.

Conclusão:

A estrutura original da QoLS foi considerada válida e confiável quando aplicada a usuários da atenção primária. Um novo item geral foi sugerido para estudos futuros, a fim de melhorar as interpretações e associações sobre aspectos gerais da qualidade de vida em populações amplas e heterogêneas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva