Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A medicalização da morte e os cuidados paliativos / Medicalization of death and palliative care / La medicalización de la muerte y los cuidados paliativos

Borsatto, Alessandra Zanei; Santos, Ana Dulce Santana dos; Progianti, Jane Márcia; Vargens, Octavio Muniz da Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e41021, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1046256

Objetivo:

refletir sobre o processo histórico da medicalização da morte e como os cuidados paliativos podem modificar esse cenário. Conteúdo o ponto de partida é a discussão de como ocorreu, ao longo dos séculos, o processo de medicalização da sociedade e da morte. É analisada a proposta dos cuidados paliativos, destacando como essa abordagem pode promover a desmedicalização do processo de morte.

Conclusão:

a medicalização da morte é um processo que se consolidou ao longo dos séculos, ganhando força através do modelo hospitalocêntrico de atenção à saúde. Por outro lado, a proposta dos cuidados paliativos se apresenta como uma possibilidade de mudança de paradigma na convivência com uma doença ameaçadora da vida e frente ao processo de morte, uma vez que seu propósito é melhorar a qualidade de vida do indivíduo de acordo com as suas prioridades, valorizando a sua autonomia. O cuidado paliativo pode ser promotor da desmedicalização da morte.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva