Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Auto eficácia na amamentação exclusiva: avaliação dos domínios técnica e pensamentos intrapessoais em puérperas / Self-effectiveness in exclusive breastfeeding: evaluation of technical domains and intrapessional thoughts in puerperas

Lima, Camila Mesquita de; Sousa, Leilane Barbosa de; Costa, Edmara Chaves; Santos, Marks Passos; Cavalcanti, Marianna Carvalho e Souza Leão; Maciel, Nathanael de Souza.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 9-14, jul. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1049709

Objetivo:

Avaliar a autoeficácia de puérperas na amamentação exclusiva.

Metodologia:

Estudo avaliativo realizado por meio de entrevista com 80 puérperas cadastradas em unidades básicas de saúde da zona urbana do município de Acarape, Ceará. A investigação ocorreu de fevereiro a junho de 2017. Na coleta de dados foi utilizada a escala Breastfeeding Self- Efficacy Scale ­ Short Form.

Resultados:

Na análise individual, 70% das entrevistadas apresentaram eficácia alta, 25% apresentaram eficácia média e 5% (04) apresentaram eficácia baixa para amamentação exclusiva. Na análise global, verificou-se eficácia alta para 88% dos itens do domínio "Técnica" e para 100% itens do domínio "Pensamentos interpessoais".

Conclusão:

O acompanhamento pré-natal, a consulta puerperal e a consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança contribuem para a eficácia alta na amamentação exclusiva. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva