Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria das relações interpessoais: reflexões acerca da função terapêutica do Enfermeiro em saúde mental / Theory of interpersonal relations: reflections on the therapeutic function of the nurse in mental health

Pinheiro, Carlon Washington; Araújo, Michell Ângelo Marques; Rolim, Karla Maria Carneiro; Oliveira, Camila Moreira de; Alencar, Alexsandro Batista de.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 64-69, jul. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1049990

Objetivo:

Refletir teoricamente sobre a importância da Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, contextualizada com o processo de formação da identidade do enfermeiro como terapeuta em saúde mental e psiquiatria.

Metodologia:

A partir do estudo da obra sobre Relações Interpessoais em Enfermagem de Peplau e demais textos, a reflexão organizou-se em três eixos a teoria das relações interpessoais, a relação terapêutica na teoria de Peplau e o subpapel de assessor/counseling.

Resultados:

Os três eixos foram detalhados, aliando as contribuições da literatura, com novas possibilidades de aplicação do arcabouço teórico.

Conclusão:

A Teoria das Relações Interpessoais com foco no conceito de counseling possibilita reflexões sobre a representação do enfermeiro como terapeuta e fortalece ações de enfermagem no contexto do cuidado em saúde mental. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva