Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede de apoio e sustentação dos cuidadores familiares de pacientes em cuidados paliativos no domicílio / Support and sustention network of family caregivers of patients in home palliative care

Cardoso, Andriara Canêz; Noguez, Patrícia Tuerlinckx; Oliveira, Stefanie Griebeler; Porto, Adrize Rutz; Perboni, Jéssica Siqueira; Farias, Taís Alves.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 70-75, jul. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1049992

Objetivo:

conhecer a rede de apoio e sustentação dos cuidadores familiares de pacientes em cuidados paliativos no domicílio.

Metodologia:

estudo qualitativo com registros de 29 cuidadores familiares acompanhados pelo Projeto de Extensão "Um olhar sobre o cuidador familiar quem cuida merece ser cuidado" de junho de 2015 a dezembro de 2016. As informações de fichas, genogramas e ecomapas foram compiladas em um quadro para quantificação, ou aproximação temática.

Resultados:

perfil predominante mulheres idosas, cuidando de companheiros, com relação forte com família, programas de atenção domiciliar e paciente e 24 cuidadores tinham algum vínculo fraco com vizinhos, Unidades Básicas de Saúde.

Conclusões:

a valorização das redes de apoio e sustentação, pensando em ações de melhorias do ambiente de cuidado ao paciente e cuidador podem propiciar um cuidado compartilhado em rede. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva