Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões dos cuidadores familiares a partir de imagens sobre o cuidar no domicílio / Reflections of family caregivers from images about home care

Oliveira, Stefanie Griebeler; Zilli, Francielly; Perboni, Jéssica Siqueira; Porto, Adrize Rutz; Cordeiro, Franciele Roberta; Formentin, Maiara Simões.
Rev. Salusvita (Online) ; 37(4): 903-922, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050837

Introdução:

a Atenção Domiciliar caracteriza-se como uma estratégia governamental para promover, reabilitar e paliar a saúde no contexto do domicílio. Nessa perspectiva, procura-se tirar o paciente do âmbito hospitalar para que os cuidados ambulatoriais sejam prestados em domicílio.

Objetivo:

descrever os apontamentos reflexivos de cuidadores familiares a partir de imagens sobre o cuidar no domicílio.

Método:

pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com cuidadores familiares de pacientes com doença crônica ou com doença avançada sem possibilidade de cura, vinculados a um Serviço de Atenção Domiciliar, de um município dos Sul do Brasil.

Resultados:

três questões emergiram da análise dos dados. Ser cuidador familiar quem me apoia no processo de cuidar; desafios do cuidar e reflexões sobre a morte dos entes queridos. Considerações Finais as reflexões produzidas pelos cuidadores familiares versavam sobre a sobrecarga emocional, abarcando sentimentos como angústia e desamparo, que decorrem da relação de cuidar de seu familiar doente ou em fim de vida. Além disso, a utilização de imagens proporcionou momentos de reflexão aos cuidadores, sendo uma maneira de exporem seus sentimentos em relação à situação vivenciada.
Biblioteca responsável: BR36.1
Selo DaSilva