Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Suporte básico de vida: conhecimento de enfermeiras (os) que atuam na estratégia de saúde da família / Basic life support: knowledge of nurses working in the family health strategy / Soporte vital básico: conocimiento de las enfermeras que trabajan en la estrategia de salud familiar

Santos, Joilton Souza; Santana, Thiago da Silva; Sousa, Anderson Reis de; Teixeira, Jules Ramon Brito; Serra, Herberte Henrique Nascimento; Paz, Junilho Santos da.
REVISA (Online) ; 9(1): 40-52, jan-mar.2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1050842

Objetivo:

analisar o conhecimento das enfermeiras (os) da ESF de um município do recôncavo baiano frente ao SBV.

Método:

Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, realizada com 14 enfermeiras (os) de Unidades Básicas de Saúde e de Unidades de Saúde da Família em um município do recôncavo baiano, utilizando-se questionário sobre características sociodemográficas, ocupacionais e de formação geral e específica sobre SBV. Os dados foram analisados por meio de da análise descritiva das variáveis, calculando-se as frequências absoluta e relativa e medidas de tendência central e dispersão.

Resultados:

a maioria possuía conhecimento de como verificar o pulso da vítima em PCR (92,9%), sobre a frequência das compressões torácicas caso não fosse possível garantir as ventilações (57,1%), quanto a profundidade mínima das compressões torácicas (71,4%). 92,9% não sabia o local adequado para colocação das mãos e realização das compressões torácicas, 50% tinha conhecimento das situações em que pode ser utilizado o DEA; 57,1% conheciam os ritmos de PCR e 57,1% os ritmos chocáveis de PCR.

Conclusão:

Constatou-se que as enfermeiras (os) possuem conhecimento satisfatório sobre a atuação no SBV frente a PCR.

Assuntos

Emergências
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva