Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pré-natal masculino: desafios na prática de enfermagem na atenção básica à saúde / Male prenatal care: challenges in nursing practice in primary health care

Medeiros, Rosa Maria Santos de; Coutinho, Sheila Passos Mota; Maia, Ana Margarete Cordeiro da S; Sousa, Anderson Reis de; Oliveira, Michelle Teixeira; Rosário, Clivesson Rodrigues do; Passos, Núbia Cristina Rocha.
REVISA (Online) ; 8(4): 394-405, Out-Dez.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1050897

Objetivo:

descrever os desafios existentes na prática de Enfermagem quanto à implementação do pré-natal masculino.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado com dez enfermeiras que atuam na Atenção Básica à Saúde, em Unidades de Saúde da Família, no município de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Realizou-se entrevista individual, semiestruturada, analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Há desafios relacionados com as dimensões da formação acadêmica e profissional, tal como da captação e adesão masculina e no fazer técnico, atitudinal e assistencial direcionado à saúde de homens, e consequentemente a inserção masculina no pré-natal, que se encontra direcionada ao atendimento da lógica da produção das demandas, e focalizada na perspectiva cisheteronormativa.

Conclusão:

A presença dos desafios na implementação do pré-natal masculino, implica na ausência da produção do cuidado de Enfermagem direcionado a este contexto, com relação direta às construções de gênero, tal qual da organização do processo de formação acadêmica e da organização das práticas em saúde no sistema.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva