Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente em cateterismo vesical para prevenção de infecção do trato urinário / Continuing education in bladder catheterization for the prevention of urinary tract infection / Educación permanente en cateterismo vesical para prevención de infecciones del tracto urinario

Silva, Myria Ribeiro da; Cazorla, Irene Maurício; Silva, João Luís Almeida da; Almeida, Talita Hevilyn Ramos da Cruz; Oliveira, Patrícia Peres de; Barbosa, Dulce Aparecida.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1219, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1051145

OBJETIVO:

analisar o impacto da educação permanente na prevenção e no controle da infecção do trato urinário em pacientes submetidos ao procedimento de cateterismo vesical de demora.

MÉTODO:

estudo quase experimental do tipo antes e depois, com intervenção educacional sobre os cuidados relacionados a inserção, manutenção e retirada do cateter vesical de demora. Aplicação de escala de 20 questões com 124 enfermeiros e técnicos de Enfermagem para medida do conhecimento. Realizou-se análise da mudança do padrão de comportamento do pré-teste para o pós-teste, por meio de escala global, e análise de covariância, nos quais se ajustou a reta de regressão por categoria profissional. Para analisar o conhecimento e as condutas do procedimento de cateterismo vesical de demora, foram utilizados os testes de Levene para igualdade de variâncias, teste t para amostras independentes, testes inferenciais não paramétricos e teste qui-quadrado.

RESULTADOS:

na análise global do estudo, partindo das 20 questões consideradas, observou-se que, em média, os técnicos de Enfermagem em comparação aos enfermeiros obtiveram ganho de sete pontos do pré-teste para o pós-teste (≅12,00 para ≅19,00), enquanto os enfermeiros obtiveram 4,0 pontos (≅16 para ≅20,00).

CONCLUSÃO:

a intervenção educacional aumentou significativamente o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o procedimento de cateterismo vesical de demora e colaborou para a redução da taxa de infecção das infecções de trato urinário na instituição, bem como uma evolução no patamar de conhecimento, principalmente dos técnicos de Enfermagem após as intervenções educativas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva