Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homens imigrantes bolivianos residentes na zona central do município de São Paulo: situação de moradia e saúde / Bolivian immigrant men living in the central area of the municipality of São Paulo: housing and health situation / Hogares imigrantes bolivianos residentes en la zona central del municipio de São Paulo: situação de moradia e saúde

Abrahão, Felipe; Oliveira, Robson da Costa; Moraes, Maria Cecília Leite de; Sousa, Anderson Reis de.
REVISA (Online) ; 9(1): 97-108, jan-mar.2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1051151

Objetivo:

conhecer e descrever a situação de vida e moradia de homens imigrantes bolivianos residentes no centro da cidade de São Paulo, Brasil.

Método:

Estudo quanti-qualitativo de corte transversal constituído através da aplicação de um questionário e a realização de entrevistas individuais. A pesquisa foi desenvolvida com 50 homens, junto a três instituições que atendem imigrantes bolivianos, na cidade de São Paulo, Brasil. Para análise dos dados qualitativos, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados quantitativos foram organizados e agrupados em tabelas.

Resultados:

Os imigrantes bolivianos pesquisados são jovens (58%), com idades até 30 anos, com ensino médio de formação escolar (88%), de raça/cor autoreferida branca (56%) e trabalham no segmento de confecções. Quanto as condições de moradia, os homens dividem as instalações do quarto com outras pessoas (96%) e 98% dividem a cozinha. O cuidado da casa encontra-se sob a responsabilidade de mulheres (50%), e já cursaram com adoecimento após sua chegada ao Brasil (74%), tendo o desconforto abdominal como principal fator, seguidos de problemas dentários, infecções alimentares.

Conclusão:

Há precariedade das condições de moradia e, problemas de saúde associados com a forma de viver dos homens imigrantes bolivianos, suscitando maior atenção à dimensão de saúde global a partir da problemática da imigração.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva