Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas educativas para (re) significar o parto e o nascimento no olhar de puérperas / Educational practices to (re)signify both delivery and birth in the look of puerperal women

Blank, Evelin Braatz; Soares, Marilu Correa; Cecagno, Susana; Ribeiro, Julliane Portella; Oliveira, Stefanie Griebeler; Ferreira, Juliana Brito.
Rev. Salusvita (Online) ; 38(3): 581-595, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1051394

Introdução:

A gestação é uma fase importante na vida da mulher, sendo uma fase de mudanças físicas e psicológicas, sendo um potencial de transformação da mulher.

Objetivo:

conhecer as informações recebidas pelas mulheres no pré-natal e/ou grupos de gestantes em relação ao trabalho de parto e parto.

Método:

pesquisa descritiva de cunho qualitativo, com cinco puérperas participantes de grupo de gestantes e/ou que realizaram pré-natal no serviço de saúde. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e gravada, cujos dados foram transcritos e posteriormente analisados.

Resultados:

as mulheres apresentam conhecimentos distintos acerca do trabalho de parto e parto, devido a não homogeneidade de informações recebidas no decorrer da gestação. O grupo de gestantes foi identificado como um espaço que possibilita a potencialização das experiências positivas, o enfrentamento das dificuldades, a troca e a produção de conhecimento acerca do processo de trabalho de parto e parto.

Conclusão:

O grupo de gestantes e o pré-natal consistem em espaços importantes e singulares para práticas educativas, pois propiciam a troca de saberes e conhecimentos por meio da interação interpessoal, fortalecem a promoção da saúde e prevenção de doenças, além de corroborarem para a autonomia das gestantes e familiares na vivência do processo de parturição, o que refletirá positivamente no empoderamento das mulheres para o desempenho de seu papel ativo no parto e nascimento.
Biblioteca responsável: BR36.1
Selo DaSilva