Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of Dental Erosion and Methods for its Control on the Marginal and Internal Adaptation of Restorations with Different Adhesive Systems / Efeito da Erosão Dental e de Métodos para seu Controle na Adaptação Marginal e Interna de Restaurações Confeccionadas com Diferentes Sistemas Adesivos

Damasceno, Janaina Emanuela,; Rodriguesa, Felipe Vilasboas; Dias, Luana Mendonça; Shibasaki, Patricia Akemi Nishitani; Lima, Max José Pimenta; Araújo, Roberto Paulo Correia de; Foxton, Richard Mark; Cavalcanti, Andrea Nóbrega.
J. health sci. (Londrina) ; 21(5): https://seer.pgsskroton.com/index.php/JHealthSci/article/view/6506, 20/12/2019.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1051539
A dentina exposta a desafios erosivos é muitas vezes superficialmente protegida para prevenir a progressão da lesão. Este estudo investigou a adaptação marginal e interna de restaurações de resina composta realizadas em superfícies que foram previamente tratadas com diferentes métodos para controlar a erosão. Cavidades com margens em dentina foram preparadas em dentes incisivos bovinos (n=360) e divididas em três grupos de acordo com o método de controle do desafio erosivo controle negativo, aplicação tópica de flúor e verniz de ionômero de vidro modificado por resina. Os espécimes foram então divididos aleatoriamente em três subgrupos de acordo com a exposição à solução de ácido gástrico simulada (DES) (HCl a 5%, pH = 2,2) e posterior remineralização (RE) controle negativo, 9 e 18 ciclos de DES-RE. Por fim, os dentes foram divididos em quatro grupos, de acordo com o agente de união utilizado para a restauração da resina composta (n=10) sistema adesivo convencional (2 e 3 passos) e autocondicionante (1 e 2 passos). Imagens frontais e internas da interface dente/restauração foram registradas em microscópio estereoscópico (15x) para quantificar a porcentagem de falhas adesivas. Apesar dos resultados promissores do verniz de ionômero de vidro modificado por resina após 9 ciclos; nenhum material de proteção impediu o aumento de defeitos internos após 18 ciclos erosivos. Margens internas mais contínuas foram observadas com sistemas adesivos convencionais após erosão mais intensa. A manutenção das margens internas em substratos erodidos foi influenciada positivamente pelo verniz de ionômero de vidro modificado por resina e, sob o desafio mais agressivo, pelo uso de sistemas de adesivos convencionais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1896.9
Selo DaSilva