Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados e percepções: processo de avaliação dos estágios supervisionados / Meanings and perceptions: supervised internship evaluation process

Silva, Maria Cristina Porto e; Silva, José Vitor da.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-7], 2019.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1051540

Objetivo:

conhecer os significados e as percepções sobre o processo de avaliação dos estágios supervisionados sob a ótica de enfermeiros docentes.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório e transversal, com 15 enfermeiros na função de docente e supervisores de estágios do curso de graduação em Enfermagem. Utilizaram-se dois instrumentos para a coleta de dados. Empregou-se, para a análise, o Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

emergiram-se, do primeiro tema, as ideias centrais "meio de formação profissional"; "processo contínuo para melhorar a prática"; "preparo para a vida profissional"; "relação teoria e a prática"; "diversos significados"; "reta final"; "feedback"; "amadurecimento do conhecimento"; "valor dado ao desempenho do aluno". Identificaram-se, do segundo tema, as ideias centrais "diversas percepções"; "instrumentos e processo pontual"; "presença de critérios"; "dinâmico, gradativo e contínuo"; "diversos aspectos"; "associação teoria e a prática"; "maturidade"; "coerência e autoavaliação".

Conclusão:

demonstrou-se a preocupação em formar pessoas críticas e comprometidas em desenvolver a futura profissão, portanto, tendo a avaliação por competência identificando erros e acertos no ensino e aprendizagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva