Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores relacionados al diagnóstico de enfermería "deterioro de la dentición" en escolares / Factors related to the nursing diagnosis of "tooth decay" in students / Fatores relacionados com o diagnóstico de enfermagem "dentição prejudicada" em escolares

Delgado Galeano, Mayut; García Rueda, Alexandra; Villamizar Carvajal, Beatriz; Ibáñez Alfonso, Luz Eugenia; Alarcón Meléndez, Lizeth Johana.
Rev. cienc. cuidad ; 17(1): 43-56, 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1051724

Introdução:

A abordagem da saúde bucal é uma prioridade para a Organização Mundial de Saúde (OMS) e um fator importante para o desempenho da enfermagem no ambiente escolar.

Objetivo:

Estabelecer os fatores relacionados à deterioração da dentição em crianças de 6 a 12 anos.

Materiais e Métodos:

Estudo descritivo, prospectivo, transversal. Amostra total de 197 estudantes primários, amostragem não probabilística por conveniência com idade entre 6 e 12 anos em duas instituições públicas de Bucaramanga, durante 2016. Foi elaborado um questionário para coleta de dados com os 18 fatores relacionados e 15 características definidoras do diagnóstico de enfermagem e da literatura revisada.

Resultados:

Os fatores relacionados encontrados em maior proporção foram nível socioeconômico inferior a 74,3% (145), sensibilidade ao frio 68,5% (135), higiene oral ineficaz 56,3% (111) e predisposição genética 51% (100); e as características definidoras mais frequentes foram; má oclusão, mau alinhamento dentário (98,5%); cárie na coroa (70,8%), desgaste dos dentes, erosão do esmalte, desgaste dentário (68,5%), descoloração do esmalte dentário (53,8%) e excesso de placa (50,3%).

Conclusão:

O papel da escola de enfermagem deve identificar os fatores relacionados ao diagnóstico "deterioração da dentição" para orientar intervenções em escolares que promovam a saúde bucal como parte do autocuidado. A avaliação do estado de saúde bucal é um componente prioritário na avaliação de enfermagem em escolares. As características definidoras do diagnóstico de deterioração de enfermagem da dentição mais freqüentemente encontradas na população infantil avaliada foram a má oclusão e a cárie.
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva