Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estilos de vida y características sociodemográficas de adolescentes de cinco instituciones educativas / Life style and sociodemographic characteristics of adolescents from five educational institutions / Estilos de vida e características demográficas de adolescentes de cindo instituições de ensino

Guerrero de Caballero, Helena; Contreras Orozco, Astrid.
Rev. cienc. cuidad ; 17(1): 85-98, 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1051727

Objetivo:

Determinar a relação entre estilos de vida e as características sociais e demográficas de adolescentes escolarizados em duas sub-regiões do estado de Sucre na Colômbia.

Materiais e Métodos:

Estudo descritivo, transversal e correlacional. A amostra estudada foi de 427 estudantes de ensino médio de cinco escolas públicas, com idades ente 10 e 15 anos, selecionados por nível de escolaridade por amostragem sistemática. Aplicou-se o questionário Fantástico, versão chilena adaptada na Colômbia por Betancurth, Vélez e Jurado (2015) para a caracterização de estilos de vida na pré-adolescência e adolescência inicial, com níveis óptimos de validez de conteúdo e fiabilidade (Alpha de Cronbach por critérios) pertinência (0,932), relevância (0,904), utilidade (0,948), redação (0,846) e claridade (0,800).

Resultados:

A média da idade foi de13.1 anos, o sexo teve a mesma distribuição (50%), procedentes da cidade deSincelejo(69.1%) e Santiago de Tolú (30.9%), nos quais predominou o estilo de vida adequado no grupo de 13 a 15 anos (32.9 % e 25.8%). Os estilos de vida de acordo com o sexo, idade, a escola e a sub-região, reportaram diferenças significativas (p < 0.01); tipo de personalidade, satisfação escolar, imagem interior e ordem (p < 0.05).

Conclusões:

Encontrou-se diferenças significativas entre algumas dimensões de estilos de vida com as variáveis sexo, idade, nível escolar e escola por sub-região de procedência. É fundamental a realização de estudos de intervenção em estilos de vida, que minimizem os fatores de risco em adolescentes e prevenir doenças.
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva