Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dimensionamento de profissionais de Enfermagem da clínica médica de um hospital universitário / Dimensioning nursing professionals in the medical clinic of a university hospital

Siqueira, Lillian Dias Castilho; Santos, Michel Coutinho dos; Calmon, Igor tadeu de Siqueira; Junior, Pedro Cubas Siqueira.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(4): 35-40, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1052462

Objetivo:

caracterizar o perfil dos pacientes e dimensionar o quantitativo de profissionais de enfermagem para a unidade de clínica médica.

Método:

Estudo descritivo e transversal em que os pacientes foram classificados de acordo com instrumento referendado pela Resolução COFEN no 543/2017, e em seguida, proposto o dimensionamento de acordo com a mesma Resolução.

Resultados:

das 3415 classificações realizadas, 35,8% foram pacientes de cuidados mínimos, 28,6% cuidados intermediários, 20,9% alta dependência, 14,1% cuidados semi-intensivos e 0,6% cuidados intensivos.0 Evidenciou-se déficit de cinco enfermeiros em relação à recomendação do COFEN e superávit de 12 técnicos/auxiliares de enfermagem.

Conclusão:

Evidenciou-se superávit da equipe disponível, porém, com diferenças entre as categorias profissionais. Houve déficit de cinco enfermeiros e superávit de 12 técnicos/auxiliares de enfermagem. O estudo pode contribuir na disseminação da temática à enfermagem com vistas à busca de melhores resultados assistenciais e condições de trabalho satisfatórias. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva