Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atendimento aos pacientes infartados nas instituições de saúde / Care for infarcted patients in health institutions

Monteiro, Maria Odeise da Paixão; Santos, Anderson Batista dos; Sinski, Kassiano Carlos; Ramos, Alexandre Inácio; Schneiders, Milena; Palombit, Mateus Rodrigo; Conceição, Vander Monteiro da.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-8], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1052536

Objetivo:

revisar a produção bibliográfica sobre o atendimento do paciente infartado nas instituições de saúde.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa da literatura, no período de 1979 a 2016, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Biblioteca Virtual SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde/BVS. Empregou-se a análise descritiva.

Resultados:

percebe-se que as alterações nas taxas de mortalidade são variáveis e refletem mudanças na exposição aos fatores de risco. Torna-se a estruturação do cuidado na assistência, desde a atenção préhospitalar à terapia intensiva, fundamental, sendo o tabaco, o Diabetes Mellitus, a hipertensão, a obesidade e o sedentarismo fatores importantes no desenvolvimento do IAM que merecem maior atenção.

Conclusão:

conclui-se que houve significativa redução da mortalidade hospitalar do IAM nas últimas décadas, no entanto, pouco avanço no conhecimento sobre a epidemiologia e o tratamento na fase pré-hospitalar.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva