Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acidentes com motocicletas: a ótica de enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgência / Accidents with motorcycles: a view of nurses of the urgent mobile care services / Accidentes con motocicletas: la vista de los enfermeros del servicio de atención móvil de urgencia

Santos Junior, Edson Batista dos; Costa, João Breno Cavalcante; Arcanjo, Helton Silva; Pinto, José Reginaldo.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1052973

Objetivo:

conhecer a percepção dos enfermeiros sobre os acidentes motociclísticos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sobral.

Método:

trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa realizado com enfermeiros do SAMU do município de Sobral-Ceará, atualmente composto por oito enfermeiros.

Resultados:

os resultados da pesquisa evidenciaram que os enfermeiros do SAMU, tem conhecimento sobre a práxis das intercorrências dos motociclistas. Neste sentido, a associação entre os condutores com a não utilização de capacete e a imprudência no trânsito prevaleceram entre as principais morbidades; e dentre as principais lesões, as abrasões e as fraturas destacam-se como mais comuns.

Conclusão:

evidenciou-se que a atuação da enfermagem é imprescindível em todo processo de assistência à população-alvo do atendimento pré-hospitalar (APH), desde a prevenção de eventos à orientação e educação em saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva