Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de fatores de risco para complicações no perioperatório relacionadas à segurança do paciente / Evaluación de factores de riesgo para complicaciones en las perioperativas asociadas a la seguridad del paciente / Evaluation of risk factors for perioperative complications related to patient safety

Ponte, Vanessa Aguiar; Massena, Anderson Mariano; Silva, Alan Sidney Jacinto da; Araújo, Thiago Moura de.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e61834, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1055916
RESUMO

Objetivo:

avaliar fatores de risco para complicações perioperatórias relacionadas à segurança do paciente, mediante uso de um instrumento de avaliação.

Método:

estudo transversal com abordagem exploratória realizado em um hospital no estado do Ceará, de março a abril de 2017.

Resultados:

destaca-se a não aplicação das escalas de Glasgow e Aldrete-Kroulik e a ausência de identificação do paciente. Em mais de 69% da amostra não se obteve o termo de consentimento para realização da cirurgia e o anestesiologista não se manteve presente na realização do procedimento cirúrgico. Houve significância na relação entre a verificação das queixas no pré-operatório e as cirurgias eletivas e de urgência (p<0,001).

Conclusão:

diversos riscos podem ocasionar complicações no perioperatório, estes são evitáveis se os profissionais seguirem as recomendações de segurança do paciente orientadas pela Organização Mundial de Saúde, aliada à adoção de protocolos e checklists. Esse estudo demostra quais resultados podem ser obtidos ao se adotar tais procedimentos.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva