Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à mortalidade hospitalar por causas externas / Factores asociados a la mortalidad hospitalaria por causas externas / Factors associated to mortality in hospitalized patients due to external causes

Silva, Vanessa Almeida Cardoso; Nery, Adriana Alves; Oliveira, Juliana da Silva; Carmo, Érica Assunção; Constâncio, Tatiane Oliveira de Souza; Rios, Marcela Andrade; Santos, Givaní Moraes.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e64545, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1055936
RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados à mortalidade hospitalar por causas externas, segundo as características do indivíduo, dos agravos e das internações.

Método:

estudo transversal, oriundo de dados secundários dos prontuários das vítimas de causas externas internadas em um hospital geral na Bahia. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e para verificação dos fatores associados à mortalidade hospitalar utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson.

Resultados:

identificou-se 5.537 internações por causas externas no referido hospital, no período de 2009 a 2013, das quais 192 (3,7%) evoluíram para óbito. Verificou-se associação do óbito hospitalar com as variáveis faixa etária (p=0,001), município de ocorrência (p=0,018), tipo de causas externas (p=0,001), natureza da lesão (p=0,018), segmento corporal (p=0,001) e dia da semana (p=0,005).

Conclusão:

a identificação dos fatores associados à mortalidade hospitalar por causas externas poderá contribuir para a definição de ações e medidas que reduzam e previnam esses óbitos.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva