Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesões em motociclistas: características do acidente e uso de equipamentos protetivos / Lesiones en motociclistas: características del accidente y uso de equipos de protección / Motorcycle injuries: accident characteristics and use of protective equipment

Vasconcelos, Ananda Cerqueira Barbosa de; Rodrigues, Tatyanne Silva; Santos, Ana Maria Ribeiros dos; Madeira, Maria Zélia de Araújo; Andrade, Elaine Maria Leite Rangel.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e61653, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1055943
RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre a ocorrência de lesões, as características do acidente de trânsito e uso de equipamentos protetivos por motociclistas.

Método:

estudo transversal correlacional realizado em hospital de urgência em Teresina, estado do Piauí, de dezembro de 2016 a abril de 2017, com 360 motociclistas acidentados. Realizou-se estatística descritiva, verificaram-se as associações utilizando teste Qui-quadrado e Exato de Fisher.

Resultados:

prevalência de lesões em homens, com baixa escolaridade, sem habilitação, porém com motocicleta própria. Constataram-se ainda associações estatisticamente significativas entre ocorrência de lesões na cabeça; existência de habilitação; uso de equipamento protetivo; alcoolemia; lesões em membros inferiores; tempo de condução; e ser economicamente ativo.

Conclusão:

achados revelam importância da fiscalização para prevenção de acidentes motociclísticos. Direcionam a atenção de pesquisadores da enfermagem e de profissionais que assistem a essa população para a importância de ações e campanhas educativas, principalmente dos enfermeiros na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva