Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ressignificating theory of professional links in nursing work / Ressignificando teoría de los vínculos profesionales en el trabajo en enfermeira / Ressignificando teoria dos vínculos profissionais no trabalho em enfermagem

Carvalho, Lisa Antunes; Thofehrn, Maira Buss; Barlem, Edison Luiz Devos; Nunes, Nara Jací da Silva.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(1): e20190138, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1056142
RESUMO

Objetivo:

Construir novos significados para os conceitos da Teoria dos Vínculos Profissionais junto a equipe de enfermagem no micro espaço de trabalho.

Método:

Qualitativo, descritivo e exploratório, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Participaram do estudo oito enfermeiras assistenciais de cenários distintos do cuidado. A coleta dos dados se deu pela técnica de grupo focal e análise pela proposta operativa de Minayo.

Resultados:

No início da ressignificação surgiram algumas fragilidades para aplicação da teoria, entre elas falta de tempo e espaço físico para reunirem-se com as equipes, inexperiência com abordagem e técnicas de dinâmica grupal. A espiritualidade e gestão de conflitos emergiram no discurso coletivo contribuindo para aperfeiçoamento da teoria. Conclusões e Implicações para a prática A partir da aplicação da teoria, evidenciaram-se lacunas a serem superadas tanto no âmbito relacional, técnico e pessoal, permitindo que cada enfermeira visualizasse como se dá seu processo de trabalho. Possibilita um exercício reflexivo sobre o fazer e o alcance do trabalho em grupo e sobre a ação e discurso das enfermeiras na gestão das relações interpessoais. Por meio dos novos conceitos que se agregaram à teoria, pode constituir um modelo de gestão para o trabalho em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva