Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento, atitude e prática de enfermeiros na detecção do câncer de mama / Conocimiento, actitud y práctica de enfermeros en la detección del cáncer de mama / Knowledge, attitude and practice of nurses in the detection of breast cancer

Ferreira, Diego da Silva; Bernardo, Francisco Mardones dos Santos; Costa, Edmara Chaves; Maciel, Nathanael de Souza; Costa, Rachel Lucas da; Carvalho, Carolina Maria de Lima.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190054, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1056145
RESUMO Objetivo Analisar o conhecimento, as práticas e atitudes sobre a constatação de câncer de mama por profissionais enfermeiros da atenção primária à saúde de municípios do interior do estado do Ceará, Brasil. Método Estudo descritivo, de corte transversal, inferencial com abordagem quantitativa e utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática, realizado com 62 enfermeiros. A coleta ocorreu com a aplicação de um questionário com 27 itens. Resultados No que se refere ao conhecimento dos enfermeiros, 6,4% tiveram conhecimento adequado necessitando do aprimoramento do mesmo. Concernente à atitude, 85,4% tiveram resultado adequado, e atinente à prática, 50% tiveram resultado regular. Conclusão e Implicações para a Prática Há necessidade de educação permanente sobre a detecção e o controle do câncer de mama, tornando a prática clínica da enfermagem efetiva e resolutiva. O estudo contribuiu para detectar lacunas no conhecimento, atitude e prática da enfermagem na detecção precoce e rastreio do câncer de mama e na efetivação do serviço de saúde para o sucesso das políticas públicas de saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva