Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Support systems in the pediatric intensive therapy unit: family perspective / Sistemas de apoyo en la unidad de cuidados intensivos pediátrica: perspectiva de los familiares / Sistemas de apoio na unidade de terapia intensiva pediátrica: perspectiva dos familiares

Bazzan, Jéssica Stragliotto; Milbrath, Viviane Marten; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi; Soares, Marilu Correa; Schwartz, Eda; Soares, Deisi Cardoso.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.3): 243-250, 2019.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1057722
RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar os sistemas de apoio utilizados pelos familiares para o processo de adaptação à internação da criança na unidade de terapia intensiva.

Métodos:

pesquisa qualitativa, realizada em um hospital localizado na região Sul do Brasil. Coletaram-se os dados entre junho e julho de 2017, por meio de entrevista semiestruturada com familiares de crianças internadas. Para tratamento dos dados utilizou-se o modelo de adaptação e análise temática.

Resultados:

emergiram quatro temas a família e os amigos como sistema de apoio; os componentes familiares de outras crianças internadas como sistema de apoio; a espiritualidade como sistema de apoio; a equipe de saúde como sistema de apoio. Considerações finais foi possível identificar os sistemas de apoio utilizados no processo de adaptação familiar e suas manifestações de interdependência. Evidenciou-se a necessidade de os enfermeiros intensificarem a escuta visando fortalecer o sistema de apoio dos familiares das crianças internadas na unidade estudada.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva