Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Atuação de Enfermeiros em Emergência no Período Puerperal / The Role of Emergency Nurses in the Puerperal Period

Caetano, Juliana Hartwig; Lange, Celmira; Santos, Fernanda dos; Filgueiras, Letícia Pilotto Casagranda; Lemões, Marcos Aurélio Matos; Soares, Marilu Corrêa.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 24(1): 133-146, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1087540

Objetivo:

Identificar a conduta de enfermeiros perante uma emergência no período puerperal.

Metodologia:

estudo qualitativo do tipo exploratório. Os dados foram coletados de outubro a novembro de 2013, por meio de entrevistas feitas com enfermeiros de dois Centros Obstétricos e Ginecológicos no Sul do Rio Grande do Sul.

Resultados:

a maioria dos enfermeiros entrevistados possuía um tempo curto de trabalho nos Centros Obstétricos e Ginecológicos e sua atuação não difere, tendo como base a verificação dos sinais vitais e a punção de um acesso venoso. Quanto às intercorrências, a hemorragia puerperal por atonia uterina foi a mais citada.

Conclusão:

destacou-se como fator positivo, a boa interação e organização entre a equipe de enfermagem, sendo um aspecto fundamental para a realização de um bom atendimento em intercorrências com as puérperas. Por outro lado, como fator negativo observou-se o tempo de experiência dessas profissionais e a falta de conhecimento sobre esse assunto. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.24,n.1
Selo DaSilva