Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Escalas aplicadas para avaliação do estresse do trabalhador de enfermagem no Brasil / Scales applied for nursing worker stress assessment in Brazil / Escalas aplicadas para la evaluación del estrés de los trabajadores de enfermería en Brasil

Silva, Eduardo Fernandes da; Silva, Jorge Luiz Lima da; Monnerat, Mayara Souza; Messias, Claudia Maria; Soares, Rafael da Silva; Costa, Felipe dos Santos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(259): 3412-3418, dez.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1088027

Objetivo:

descrever escalas aplicadas para avaliação do estresse do trabalhador de enfermagem, no Brasil.

Método:

pesquisa de natureza descritiva que se deu por meio de revisão integrativa de literatura incluindo obras dos últimos cinco anos.

Resultados:

foram obtidos 09 artigos os quais demonstram que a escala mais utilizada foi a Maslach Burnout Inventory para avaliação de burnout. Os artigos contendo as escalas analisadas apresentaram significância estatística e validade interna, atendendo a critérios Qualis Capes.

Conclusão:

esses instrumentos de avaliação são eficazes à medida que permitem ao pesquisador obter informações a respeito de aspectos psicossociais relacionados ao trabalho, subsidiando a produção de conhecimento para a tomada de decisões amenizadoras de fatores estressantes no trabalho.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva