Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Family interactions and the involvement of adolescents in bullying situations from a bioecological perspective / Interações familiares e envolvimento de adolescentes em situações de bullying na perspectiva bioecológica

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz; FERNANDEZ, José Eugenio Rodrígues; SANTOS, Manoel Antônio dos; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SILVA, Marta Angélica Iossi.
Estud. Psicol. (Campinas, Online) ; 37: e180094, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1090300
A exposição ao bullying escolar é uma realidade para crianças e adolescentes, porém ainda não foram exploradas suficientemente algumas complexidades do fenômeno. Assim, este estudo objetivou sintetizar em um modelo teórico evidências empíricas sobre a relação entre bullying e variáveis familiares. Com delineamento misto, a amostra total foi constituída por 2.354 estudantes de 11 escolas públicas, os quais participaram da etapa quantitativa do estudo, respondendo a duas escalas. Na fase qualitativa, 55 estudantes foram selecionados aleatoriamente para participar de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que interações familiares positivas possuem poder protetivo em relação ao bullying e à vitimização, ao passo que interações familiares negativas aumentam o risco de envolvimento dos estudantes nessas situações. Os fatores que influenciam no envolvimento dos estudantes em situações de bullying na escola pertenciam aos componentes analíticos da Teoria Bioecológica. Os resultados permitiram ampliar a compreensão sobre o bullying e dão apoio empírico para incluir a família no debate sobre essa questão.
Biblioteca responsável: BR27.1
Selo DaSilva