Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing work and competence in hemotherapy services: an ergological approach / Trabajo y competencia del enfermero en los servicios de hemoterapia: un enfoque ergológico / Trabalho e competência do enfermeiro nos serviços de hemoterapia: uma abordagem ergológica

Frantz, Sonia Rejane de Senna; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Pires, Denise Elvira Pires de; Brito, Maria José Menezes; Bitencourt, Júlia Valéria de Oliveira Vargas; Ribeiro, Gerusa.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20180775, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1092588
RESUMO

Objetivos:

analisar os ingredientes da competência que os enfermeiros utilizam na realização do seu trabalho na hemoterapia.

Métodos:

estudo qualitativo com 22 enfermeiros, realizado por meio de estudo documental, observação e entrevista semiestruturada, com recursos do software Atlas.ti, embasado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético e da Ergologia. Foi efetuada Análise de Conteúdo.

Resultados:

o domínio do conhecimento específico da hemoterapia e o tempo de experiência na área, aliados à motivação do trabalhador e à capacidade de trabalho em equipe, favorecem o agir com competência nas atividades laborais. Por outro lado, a falta de condições adequadas de trabalho, especialmente em relação a materiais, equipamentos e estrutura adequados, prejudica o trabalho do enfermeiro em hemoterapia. Considerações Finais a experiência adquirida é determinante para o sucesso na tomada de decisão. Além disso, condições adequadas de trabalho, atualização de conhecimentos e habilidade no trabalho em equipe favorecem um cenário de práticas seguras.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva