Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Structuring of a proposal for the nursing process theoretical and methodological basis: professors' motivations / Estructuración de una propuesta para las bases teóricas y metodológicas del proceso de enfermería: motivaciones docentes / Estruturação de uma proposta para o embasamento teórico metodológico do processo de enfermagem: motivações docentes

Bitencourt, Júlia Valéria de Oliveira Vargas; Martini, Jussara Gue; Massaroli, Aline; Léo, Marcela Martins Furlan de; Conceição, Vander Monteiro da; Santos, Marisa Gomes dos.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180205, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1094549
RESUMO

Objetivo:

descrever as motivações que mobilizam enfermeiros professores na construção de uma proposta para o embasamento teórico e metodológico para o ensino do Processo de Enfermagem.

Método:

pesquisa Convergente Assistencial, com professores enfermeiros. Desenvolveram-se seis grupos de convergência com questões deflagradoras sobre a temática. Os relatos foram audiogravados, validados pelos participantes e analisados à luz da Pesquisa Convergente Assistencial.

Resultados:

surgem três enfoques temáticos práticas profissionais dos enfermeiros na percepção dos professores; a insatisfação com o modelo de saúde vigente; e a insatisfação com o modelo de ensino vigente. Os enfoques temáticos revelam a motivação para superar práticas biomédicas/cartesianas no ensino e na assistência de enfermagem, o que converge para o desenvolvimento de uma proposta de referencial filosófico, teórico e metodológico para o ensino do Processo de Enfermagem, alinhado com os pressupostos do Sistema Único de Saúde e condizente com uma clínica ampliada em saúde.

Conclusão:

este estudo permitiu a expressão de inquietações e desconfortos com o modelo vigente de ensino e de saúde, disparando reflexões sobre o paradigma que orienta o campo do ensino na saúde e domina a nossa vida em sociedade. Os resultados revelam o que se almeja no cenário da saúde, como indivíduos formadores e sociedade, potencializando a perspectiva de mudanças sociais no setor da saúde, aclamadas e desejadas política e socialmente, alicerçando o desenvolvimento de propostas filosóficas, teóricas e metodológicas para o cuidado em enfermagem, condizentes com as demandas atuais da sociedade.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva