Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acidentes de trajeto envolvendo motocicletas e sua sazonalidade / Path accidents involving motorcycles and their seasonality

Amaral, Neriane Ferreira; Silva, Cleiton Bueno; Felipe, Lucenda de Almeida.
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil), CONASS, SES-GO | ID: biblio-1095652

Objetivo:

descrever o perfil das vítimas de acidentes de trajeto, envolvendo motocicletas, atendidas em um hospital de urgência de Goiânia, destacando os fatores eminentes.

Metodologia:

É um estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa. Foram utilizadas informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, os prontuários eletrônicos e uma análise documental das Fichas de Investigação de Acidente de Trabalho Grave, elaboradas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar entre janeiro e dezembro de 2018. Foram analisadas 852 notificações de acidente de trajeto envolvendo motocicletas. As variáveis foram agrupadas em dados sociais, demográficos, econômicos e evolução dos casos.

Resultados:

O acidente motociclístico foi mais prevalente em adultos jovens do sexo masculino, cor parda e baixa escolaridade, sendo que em mais da metade dos atendimentos foi constatada alguma forma de dano físico devido ao acidente. A realização de políticas públicas, especialmente ações educativas, é necessária para minimizar os acidentes de trânsito e o comportamento de risco. (AU)
Biblioteca responsável: BR1759.1
Localização: BR1759.1
Selo DaSilva