Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ensino de ressuscitação cardiopulmonar por meio de videoaula / Cardiopulmonary resuscitation teaching by video class

Martins, Alessandra Rosa; Silva, Maisa Lima; Carvalho, Marco Túlio Menezes; Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Toledo, Danyelle Oliveira; Silva, Jorge Luiz da; Alves, Mateus Goulart.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-7], 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1095924

Objetivo:

levantar o conhecimento sobre a ressuscitação cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida, com o uso do desfibrilador externo automático, em profissionais de enfermagem que atuam em uma Unidade de Pronto Atendimento antes e após um programa de capacitação, utilizando a estratégia da videoaula.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, quase-experimental, com 40 profissionais de enfermagem de uma Unidade de Pronto Atendimento. Realizou-se a coleta de dados por meio de um questionário específico sobre o tema, previamente validado, com 12 questões de múltipla escolha. Analisaram-se os dados por meio da estatística descritiva simples.

Resultados:

observou-se que 51,6% dos entrevistados responderam corretamente ao questionário antes da capacitação e, após a capacitação, evidenciou-se um acerto de 59,3%.

Conclusão:

percebeu-se a insuficiência do conhecimento sobre a ressuscitação cardiopulmonar pelos participantes e que a estratégia da videoaula não pode ser considerada efetiva para o ensino desse procedimento para os profissionais de enfermagem que atuam em Unidades de Pronto Atendimento. Aponta-se que estes dados também demonstram a importância de se dar continuidade à capacitação com outras estratégias, a fim de se obter melhores resultados na assistência ao paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva