Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos casos de violência contra mulheres / Characterization of cases of violence against women

Ferreira, Patrícia Chatalov; Batista, Vanessa Carla; Lino, Iven Giovanna Trindade; Marquete, Verônica Francisqueti; Pesce, Giovanna Brichi; Marcon, Sonia Silva.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-6], 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1096341

Objetivo:

caracterizar os casos de violência contra a mulher.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, ecológico, de séries temporais. Coletaram-se os dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação extraídos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Aplicou-se a estatística inferencial por meio da análise univariada, distribuições percentuais e análise bivariada associação das variáveis independentes com a independente. Verificou-se a dependência entre as variáveis independentes com a variável dependente utilizando-se o teste de quiquadrado.

Resultados:

revela-se que os casos de violência contra a mulher foram predominantes na faixa etária acima de 20 anos, em vítimas com escolaridade acima de oito anos, raça/cor branca, sendo o agressor, na maioria das vezes o cônjuge. Deram-se os atos violentos, em geral, na própria residência da vítima por meio de violência física principalmente.

Conclusão:

permite-se, pela notificação, quando realizada de forma completa e adequada, conhecer o perfil da violência, a identificação dos fatores de risco e o planejamento de estratégias que visam à prevenção, proteção e assistência de qualidade às vítimas de violência contra a mulher.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva