Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fé e espiritualidade no cotidiano de pacientes pré-operatórios internados na clínica cirúrgica / Fe y espiritualidad en la vida diaria de pacientes preoperatorios ingresados em la clínica quirúrgica / Faith and spirituality in the daily life of preoperative patients admitted to the surgical clinic

Rocha, Leonardo Gotuzzo; Souza, Alvenize de Quadros de; Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira.
J. nurs. health ; 10(2): 20102003, mai.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1099697

Objetivo:

conhecer e compreender a forma como a fé e espiritualidade se manifestam na vivência de pacientes que realizarão uma intervenção cirúrgica.

Método:

estudo qualitativo e exploratório, realizado com 20 pacientes internados em um hospital universitário no Sul do Brasil. As informações foram coletadas em setembro de 2019, através de instrumento semiestruturado e categorizadas por meio de análise temática.

Resultados:

o medo e a angústia são sentimentos frequentes entre pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas. A fé e espiritualidade são recursos importantes de refúgio para amenizar esses sentimentos. Apesar disso, o cuidado espiritual é uma dimensão pouco explorada pelos profissionais de saúde. O amparo espiritual é recebido principalmente de amigos e familiares.

Conclusões:

sugere-se a inclusão do acolhimento espiritual no plano de cuidados para ampliar a qualidade do cuidado e o vínculo dos pacientes com os profissionais, visto que, compõe o cuidado em saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1
Selo DaSilva