Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiência de atuação interprofissional do dentista na estratégia saúde da família / Experience of interprofessional performance of dentist in Family Health Strategy / Experiencia de desempeño interprofesional del dentista en la Estrategia de Salud Familiar

Figueiredo, Renan Cabral de; Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Rodrigues, Maísa Paulino; Souza, Georgia Costa de Araújo; Vilar, Rosana Lúcia Alves de.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(2): 21-43, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1100166

Introdução:

O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) faz parte do escopo de ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e tem por propósito a saúde integral da criança. A atenção/assistência odontológica, iniciadas nos primeiros meses de vida, impacta positivamente sobre a saúde bucal e geral.

Objetivo:

O estudo objetivou compreender a perspectivados cirurgiões-dentistas no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, no contexto da Estratégia Saúde da Família,em um município de médio porte.

Metodologia:

Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo compreensivo-interpretativo, cujos participantes foram os dentistas atuantes no município referido. Os instrumentos de coleta foram questionário semiestruturado, grupo focal e diário de campo. Os dados foram submetidosà análise temática de conteúdo.

Resultados:

Emergiram duas categorias concepções sobre o CD; e ações desenvolvidas durante o CD. A saúde bucal aparece como potencialidade na atenção e assistência à saúde infantil, fortalecendo o processo de cuidar.

Conclusões:

Verificou-se o predomínio de percepções ancoradas em fundamentos que reduzem as dimensões subjetivas, culturais e sociais dos sujeitos, demonstrando distanciamento de uma prática interprofissional efetiva (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva