Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Compreensão e entendimento de saúde vivenciado por pessoas em situação de rua / Understanding and understanding health experienced by people in street situation / Entendimiento y entendimiento de la salud experimentado por las personas en la situación de la calle

Chaves Júnior, Paulo Roberto; Aguiar, Ricardo Saraiva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(263): 3688-3692, abr.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1100508

Objetivo:

analisar o conhecimento sobre o direito à saúde de pessoas em situação de rua.

Método:

estudo de natureza descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com 17 pessoas em situação de rua em um centro de referência especializado do Distrito Federal, Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas mediante a análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 3.604.566.

Resultados:

o conhecimento acerca dos direitos à saúde mostra-se insuficiente; o acesso aos serviços de saúde foi dificultado pela exigência de endereço fixo; e o preconceito pela condição de morador de rua e/ou pela orientação sexual esteve presente.

Conclusão:

evidencia-se a necessidade de educação em saúde e a reformulação das práticas dos profissionais de saúde para a garantia do acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua. (AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva