Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde sexual de homens de 25 a 59 anos na atenção primária à saúde / Salud sexual de hombres de 25 a 59 años en la atención primaria a la salud / Sexual health of men from 25 to 59 years in primary health care

Cordeiro Parauta, Thais; Seabra Da Silva, Jozeane; Caetano De Lima, Giovanna Thayla; Da Costa Conde, Mariana; Lopes Saldanha, Bruna; Lemos, Adriana.
Cienc. enferm ; 25: 20, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1100983
RESUMO

Objetivo:

Conhecer as demandas do campo da saúde sexual de homens através do relato dos profissionais de saúde da Atenção Primária e identificar que ações são realizadas e direcionadas aos homens para atender suas demandas. Material e

Método:

Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cuja produção dos dados foi realizada com base em um roteiro semiestruturado aplicado a 17 profissionais referente à caracterização dos entrevistados, questões de conhecimentos gerais sobre saúde sexual e questões específicas sobre as demandas no campo da sexualidade dos homens dentro da faixa etária de 25 a 59 anos. O estudo foi realizado na Unidade de Estratégia Saúde da Família localizada na zona Sul do Rio de Janeiro, durante o período de Dezembro de 2016 a Janeiro de 2017. Utilizou-se a técnica de amostragem por saturação teórica para definir o total de entrevistados. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo por meio da técnica temática categorial, sistematizada pelo modelo de Oliveira.

Resultados:

As principais demandas dos homens referem-se ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), impotência e a exames/procedimentos. As ações individuais constituem-se principalmente de consultas, orientações e solicitação de exames. Já em ações coletivas, a maioria é voltada para grupos que não são fechados aos homens.

Conclusão:

Por fim, a abordagem à sexualidade masculina ainda está reduzida aos termos das IST, medicalização e da ereção, sendo a sexualidade vista num padrão biomédico.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva